Faço tudo para evitar o pensamento que insiste em vir a minha mente, enquanto escuto com atenção o vizinho explicar que mora aqui mas trabalha em Rostock, que é professor universitário, que sua mulher vem da Suécia, que gosta de Berlin por causa disso e daquilo, que ainda bem que a agora a chuva parou, que gostou muito da América Latina quando esteve lá há quatro anos, que achou uma ótima ideia essa festinha do condomínio para a gente se conhecer melhor, que agora vai experimentar a sobremesa, etc., etc.
Não posso pensar, não posso pensar, não posso pensar... pronto pensei: “será mesmo verdade que estou entendo tudo o que ele está falando? Não pode ser, meu Deus... isso é alemão”!
E é aí, precisamente, quando sucumbo a este pensamento, que a vaca vai para o brejo, ou iria, se tivesse um brejo por aqui. Me desconcentro, perco um montão de frases, uma atrás da outra. Preciso respirar fundo e pedir gentilmente para que a pessoa repita o que acabou de dizer, se possível um pouquinho mais de vagar (“langsam, bitte!”).
A gente sempre escuta dizer que é capaz de aprender qualquer coisa, que é só uma questão de tempo e oportunidade. Tenho tido na minha vida, experiências um tanto ilustrativas neste sentido, embora tenda a esquecê-las nos momentos de dificuldade e frustração. Oportunidade mais cinco anos de estudo pode resultar, por exemplo, em um dentista ou um advogado. Dez anos, e muita oportunidade, podem até resultar nos dois.
Retrospectivas à parte, o certo é que alguma coisa está acontecendo bem agora aqui dentro da minha cabeça. É algo misterioso, místico, um milagre. Ainda tem muita coisa que não entendo, mas a quantidade de informação que consigo depreender de uma conversa, como aquela com o meu vizinho, é espantosamente maior do que há alguns poucos meses atrás. Já não posso dizer que alemão para mim é grego. É difícil pacas, mas é alemão.
Se isso não for um fato sobrenatural, então não sei o que pode ser. Quem foi que fez nossa cabeça assim tão maleável, a ponto de ser capaz de absorver, ainda que aos poucos, algo tão espesso e viscoso como essa língua? Quem foi que projetou nossos ouvidos de uma forma que, depois de certo tempo, aprendem naturalmente a reconhecer o que passaram trinta e tantos anos sem nunca ouvir? Só espero que este mesmo projetista (que eu sei muito bem quem é, e você também) dê ainda um jeito na minha garganta. Esse modelo brasileiro de “campainha” requer uma adaptação, para que um dia eu consiga pronunciar o “R” daqui, sem ninguém fazer careta e pedir para eu repetir a palavra três vezes. Tá bom, às vezes quatro.
Não é milagre, não! É você que é P-H-O-D-A mesmo!
ResponderExcluir;)
Beijos!!!!!!
Dri,
ResponderExcluirSeu comentário deveria ser censurado por dois motivos: 1) Em primeiro lugar, por solicitação das senhoras politicamente corretas de Brandemburgo, que estão indignadas, 2) Em segundo lugar, porém muito mais importante, por que tenho convicção de que abrimos os olhos de manhã, respiramos e aprendemos tantas coisas (se bobear, até alemão), por que Deus nos dá as ferramentas. Veja só você, uma artista por tantos anos escondida, agora derramando talento por todos os lados. É milagre sim, minha amiga... pelo menos um por dia! Beijos!!! Andrea
Muito legal mesmo!! E o Pompeu como está se virando no alemão??
ResponderExcluirAqui em Vinhedo, comprei um clássico alemão! Isso mesmo, um Fusca!! hahaha Bjs com saudades de vcs dois!
Deião
ResponderExcluirSe eu estou conseguindo sobreviver a 3 crianças, realmente acredito que os milagres existem! Em alguns momentos também penso que estou meio maluquinha...
Existem coisas que algum dia entenderemos...
Quanto ao seu milagre: acharia difícil que você, uma das pessoas mais inteligentes e capazes que conheço não começasse a entender alemão em menos de um ano. Concordo totalmente com a colega acima...
Mil beijos e saudades
Paula
Dé, Maravilhosa sempre!!!!!!!!!!! Grande enorme e cheia sempre de palavras lindas!!!!! Você é demais e sabe que sou sua fã e amiga sempre sempre sempre!!!!
ResponderExcluirTodos tem sim a oportunidade de muitos milagres na vida, mas só pessoas que como vc estão dispostas a algum sacrifio e muito desafio sõ abençoados com ele!!
Super beijos!!! Adoro